Como é feita uma auditoria?

A Clicksign disponibiliza um PDF demonstrativo para acompanhamento das ações e um arquivo de perícia no formato XAdES. No PDF demonstrativo há um Log único no final cada arquivo, que explicita fatos como o upload do arquivo, o registro de assinaturas e respectivos usuários, IP e data e hora de cada ação. Já o arquivo de perícia é utilizado caso o documento precise ser enviado ao judiciário ou a outro órgão para execução, pois ele contém as assinaturas, certificados digitais e o carimbo de tempo de todas as ações. O carimbo de tempo é um selo que assegura que os dados de data e hora dos registros do upload e de assinaturas estão sincronizados ao horário oficial do observatório nacional.

Todos os documentos eletrônicos podem ser utilizados como prova, uma vez que descrito pelo Enunciado 297 do Conselho de Justiça Federal, “O documento eletrônico tem valor probante, desde que seja apto a conservar a integridade de seu conteúdo e idôneo a apontar sua autoria, independentemente da tecnologia empregada” e pelo art. 225 do Código Civil,  “As reproduções fotográficas, cinematográficas, os registros fonográficos e, em geral, quaisquer outras reproduções mecânicas ou eletrônicas de fatos ou de coisas fazem prova plena destes, se a parte, contra quem forem exibidos, não lhes impugnar a exatidão”.

A Clicksign resguarda a integridade, autenticidade e não repúdio em contratações online. Foi desenvolvida para reforçar a validade de documentos e assinaturas eletrônicas e é compatível com as principais normas internacionais de assinatura eletrônica.Além disso, existe um histórico de precedentes que validam a aceitação da assinatura digital no Brasil. Ou seja, em praticamente todos os casos que foram parar na Justiça, os juízes reconheceram a validade dos documentos assinados digitalmente.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos