Como eu valido a assinatura da Clicksign no Adobe Reader?

O Adobe Reader não reconhece por padrão os certificados ICP-Brasil. Para que seja reconhecido, é necessário importar o arquivo contendo a cadeia de certificados ICP-Brasil para o programa.

Desta maneira, inicialmente um documento assinado com certificado ICP-Brasil aparece da seguinte forma no Adobe Reader:

Siga os passos abaixo para validar a assinatura eletrônica dentro do Adobe Reader:

Primeiro passo: Clique aqui para fazer o download do arquivo de segurança que deverá ser importado para o Adobe Reader.

Segundo passo: Abra o Adobe Reader.

Terceiro passo: No menu superior, clique em Editar e selecione a opção Preferências.

Quarto passo: No menu lateral, clique em Segurança.

Quinto passo: Na seção Configurações de segurança, clique no botão "Importar...".

Sexto passo: Selecione o arquivo que você salvou no primeiro passo e clique em Abrir.

Sétimo passo: Clique em Importar.

Oitavo passo: Clique em Sim para continuar com a instalação e depois em Sim novamente para declarar que confia na fonte de configurações de segurança.

Nono passo: Uma tela aparecerá confirmando que a atualização foi feita. Clique em OK para continuar.

Pronto! Agora a certificação da ICP-Brasil aparecerá em todos os documentos assinados pela Clicksign em seu Adobe Reader.

ATENÇÃO

Conforme o  informativo da Lacuna Software, por padrão, a raiz brasileira foi incluída na AATL com uma configuração de restrição de políticas que aceita somente o uso de certificados A2, A3 e A4. Ou seja, uma assinatura realizada com certificados do tipo A1 (que é o caso da Clicksign), mesmo que válida segundo os critérios estabelecidos pela ICP-Br, será exibida como inválida pelo Adobe Reader.

Mesmo para quem já havia configurado a raiz brasileira como confiável no Adobe Reader ou para quem configurou o Adobe Reader para confiar nas cadeias do Windows (tendo a AC-Raiz ICP-Brasil presente), terá os documentos assinados com certificados A1 exibidos como inválidos, pois a validação com a cadeia de confiança da Adobe (AATL) sobrepõe qualquer configuração realizada anteriormente.

Assim, é possível que mesmo seguindo os passos anteriores, apareça esta mensagem:

Neste caso, você deverá proceder da seguinte maneira:

Primeiro passo: Clique em Editar > Preferências

Segundo passo: No menu lateral esquerdo, selecione Assinaturas e, na seção Certificados confiáveis e de identidade, selecione "Mais..."

Terceiro passo: No menu lateral esquerdo, clique em Certificados confiáveis e busque Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. Clique sobre ela e depois em Remover. OBS: Você deverá remover todas as versões deste arquivo, caso haja mais de um.

Ao abrir o Adobe novamente, é provável que haja uma janela para atualizar os certificados digitais da Adobe. Caso você faça a atualização, terá que repetir este processo para que o certificado da Clicksign seja dado como válido novamente.

Ainda precisa de ajuda? Contate-nos Contate-nos